dez 05, 2014

Entrevista: Ismael Noerenberg, Ilustrador de Moda e action figures

Trabalhando com a indústria têxtil da região (berço de grandes marcas como Hering, Dudalina, Colcci, Malwee etc), como Estilista, tive a oportunidade de conhecer o trabalho incrível de muitos desenhistas. O Ismael é um deles! Já tive vontade de mostrar o trabalho dele em outro blog que eu tinha, até que hoje finalmente saiu e tô feliz que seja aqui no Filtro Fashion :) Acho muito bacana mostrar de outra forma como profissionais da área de moda estão inseridos no mercado, o que gostam etc. No dia a dia corrido de uma indústria têxtil, nem sempre conseguimos enxergar com o verdadeiro valor os profissionais envolvidos, concordam? Enfim… vamos conhecer o trabalho do Ismael? :)

Tata: Ismael, você continua com suas artes? O que tem feito ultimamente?
Ismael: Olá Renata! Após um período afastado da área de moda, trabalhando na minha área de formação, que é Design Industrial; conclui que o ramo da moda na nossa região ainda é mais vantajoso.
Iniciei agora um novo ciclo em uma empresa, onde faço artes para marcas como Renner, Riachuello, Leader entre outras. Além de também juntamente com minha irmã cuidar da nossa marca pessoal All Kings, que em breve terá uma transformação.
Ainda sobra um tempinho para trabalhos de freelance: Ilustrações e também customização de action figures para colecionadores exigentes.

Quando você acorda sem inspiração, o que você faz?
Primeiro um bom café, dos grandes, acho que isso é regra para quem trabalha na área criativa né? Somos todos viviados em café.
Para inspiração mantenho um Pinterest, que é uma ótima ferramenta, pois ajuda muito na organização de ideias. Em alguns momentos ainda acesso o tumbrl, bem como blogs de design e ilustração.
O instagram também vem se mostrando uma boa ferramenta para inspiração. Muitos artistas postam os trabalhos em tempo real, mostrando inclusive o passo-a-passo.
Tudo isso que citei acima sempre com um bom rock n’ roll.

Qual foi o tema que você mais desenhou?
Como trabalhei muito com freelance também envolvendo magazines, os temas são muito variados. Além das ilustrações para masculino já fiz muitos trabalhos para feminino e infantil. Um dos temas que mais fiz é o rock, creio que é pelo leque de possibilidades que ele propõe. Dá pra ilustrar um poster com caveira que é algo mais clichê. E explorar outras vertentes que envolvem o rock, como motos, carros, mulheres, monstros e por aí afora.

Já trabalhou como desenhista interno? Como é a rotina dentro de uma indústria têxtil?
Trabalhei para uma das maiores empresas têxteis do Brasil, a AMC Têxtil. Das marcas Colcci, Sommer, Forum, Triton e Coca-Cola Clothing. Com certeza me orgulho de ter feito parte da empresa durante quase 6 anos. É uma empresa extremamente organizada no quesito trabalho. Porém a pressão no dia-a-dia é desgastante. Pois existem metas e prazos para cumprir, que, na maioria das vezes são inviáveis. A atenção da empresa visa muito mais os números que a parte artística. Porém poderia haver um pouco mais de valorização da mão de obra, que em muitos casos é a principal responsável pela venda da peça na loja.

Qual sua inspiração no mundo da moda e da ilustração?
Um dos grandes mestres que eu admiro é Salvador Dali, porque a vida é muito surreal, não dá pra ser normal e chato o tempo todo. Temos que ousar as vezes. Mostrar como vemos o mundo, como ele é caótico e distorcido.
Outros artistas que admiro são da área das HQs, como sou colecionador e nerd desde criança, foi ali que comecei a me inspirar e fazer os primeiros rabiscos copiando as histórias em quadrinhos de grandes desenhistas, como John Romita Sr, Steve Ditko, Todd McFarlane e outros. Alguns novos como Marko Djurdjevic e Adi Granov também recomendo a todos.

Vende teu peixe pra galera… hehe. Tem link pra portfolio/site ou outro contato pra entrar em contato direto com você?
Algumas das minhas ilustrações estão no Behance. Dá para ter ideia dos meus trabalhos. No All Kings Clothing, conheçam um pouco mais da marca rocker que tenho junto com minha irmã Vanessa Noerenberg.
Neste blog estão alguns dos meus trabalhos de customização de action figures, chamados também de: bonequinhos!
Quem quiser ter mais informações pode me adicionar no Whatsapp, será um prazer responder! (47) 8407-4417.

Um pouco do traço e dos tipos de ilustração que o Ismael faz:
desenho-de-moda-arte-textil-estampa-ismael-ilustration-fashion-action-figures

E a All Kings, moda inspirada no rock’n’roll:
all-kings-clothing-moda-feminina-infantil-rock

E aí, que tal nossa entrevista da semana? O Ismael manda muito bem nas ilustrações, né?
Beijocas :*

comentários via facebook

Deixe um comentário